Cloche – terceira parte do exercício de Dança Contemporânea

Dando sequência dos exercícios de dança contemporânea, hoje apresento a você o Cloche #3.

O cloche, um exercício muito utilizado em aulas de dança contemporânea, aqui é explicado passo a passo com indicações corporais a fim de realiza-lo de uma forma que o corpo todo sinta ao fazer.

Roteiro do exercício de Dança Contemporânea – CLOCHE #3:

Neste exercício o cloche é apresentado em um de seus possíveis desdobramentos, aqui finalizado com as pernas esticadas e o abdômen para baixo, depois retornando à sua posição base.

– É importante que o corpo todo perceba que o que dispara o movimento é a queda de joelhos e o que dispara o retorno à posição base é a força de centro.

– Quanto mais extensão dos membros você tiver, melhor será seu desemprenho na realização deste exercício, ou seja, a perna que faz o cloche não permanece dobrada no mesmo ângulo o tempo todo, ela funciona como um pêndulo chegando à sua maior amplitude na metade do caminho entre o levar a perna até a frente do corpo e ao retornar com ela para a posição base.

– Lembro sempre que o mais importante é você sentir no corpo como está sendo feito o movimento. As imagens dos vídeos servem para nortear uma possibilidade de combinação em sequência do cloche.

– Os exercícios funcionam como meio de perceber seu corpo em movimento, eles não constituem um fim, isto é, o mais importante é sentir o corpo no caminho que ele faz ao realizar o cloche e não o cloche em si. A dança se serve de estruturas definidas para fazer com que o corpo se entenda e se expanda em energia ao movimentar.

– Pegue estas instruções através do corpo e aplique nos exercícios que você faz ou crie um novo a partir dele. A criatividade é o caminho! Permita-se, autorize-se!

Esta é a terceira e última parte de uma sequência chamada carinhosamente de “A Trilogia do Cloche

Experimente!

O que é o Dança e Saúde?

DANÇA E SAÚDE foi criado com para ajudar pessoas a se conectarem consigo mesmas e com o mundo através do movimento disponibilizando conteúdos sobre Dança e Flymoon.

Aprenda dança como você nunca aprendeu antes!

Tenho como base quatro tipos de público:

1- Você que é estudante de dança e busca aprimoramento teórico e prático sobre dança e práticas a serviço da dança

2- Você que é profissional da dança (bailarin@, professor, coreógraf@…) e tem interesse em outros pontos de vista sobre aquilo que você já faz e descobrir novas formas de fazê-lo

3- Você que quer fazer aulas de Flymoon em casa quando quiser e ter uma vida mais saudável
Instrutores de Flymoon!

Dança e Saúde funcionará também como um banco de exercícios que poderá ser acessado a qualquer momento Te inscreve AQUI no canal do Youtube – para ver mais vídeos

Comente, compartilhe, dê suas sugestões e se tiver dúvidas não se acanhe que eu respondo!