Uso da Faixa elástica para alongamento em Dança

Uso da faixa elástica nos exercícios de Ballet Clássico e Dança Contemporânea.
Antes de uma aula, ou dia de trabalho é necessário aquecer e depois é necessário desaquecer. O alongamento faz parte destes dois momentos.

“[…]acreditamos ser necessária a utilização de exercícios de alongamentos globais, prolongados e com baixo número de repetições anteriormente à realização de qualquer outra atividade física proposta. Isto pode permitir a manutenção da flexibilidade global do indivíduo e, consequentemente, uma “performance” melhor nas atividades físicas e uma maior conscientização corporal […]” (trecho do artigo “Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais”, de BRACCIALLI E VILARTA)

Passei em outro vídeo uma sequência avançada, para quem já possui um certo alongamento. Agora passo a mesma sequência, porém com o uso da faixa elástica (ou Theraband uma marca muito conhecida  no mercado) para auxiliar na realização do exercício.

Faixa elástica

A faixa elástica é encontrada em lojas de artigos ortopédicos e de fisioterapia. São diversas as tensões de faixa, que se diferenciam pelas cores, utilizadas para diferentes exercícios e descargas de força.

Na Theraband a faixa que uso no vídeo é cinza chumbo e tem uma tensão média.
Esta é uma sequência avançada, para quem já possui um certo alongamento. Se você não conseguir realizar toda sequência não tem problema. Pegue o que quiser dela e monte a sua própria. Mas mesmo assim não deixe de tentar. Alongamento é questão de prática e tempo. Não desista!

Objetivo do Alongamento na Dança

O objetivo não é conseguir realizar a sequência de primeira, e sim alongar o corpo de uma forma saudável e eficaz.

Exercício de alongamento com o uso da faixa elástica

De uma forma ou de outra é importante salientar alguns pontos ao realizar este ou qualquer exercício de alongamento, são estes:

– Respiração: respire normalmente em cada posição

– Ação da gravidade sobre o peso do corpo: Deixe o peso do corpo atuar em cada posição, permitindo a gravidade agir.

– Musculatura relaxada: Se você tentar forçar o alongamento em cada posição, consequentemente você irá tensionar a musculatura e não permitirá que as fibras musculares cedam. Portanto,relaxe e deixe o peso do corpo agir!

– Tempo: fique um tempo considerável em cada posição. Respire e deixe o corpo ceder, daí só então passe para a próxima posição.

Aqui neste vídeo dou a sugestão de ficar 30 segundos em cada posição, mas se quiser ficar mais, ou menos, não tem problema. Como disse, o que importa são todos os pontos acima citados e
alongar o corpo de uma forma saudável e prazerosa.

Comente, compartilhe, dê suas sugestões e se tiver dúvidas não se acanhe que eu respondo!

Faça e me conte depois como foi deixando um comentário aqui abaixo.

Quer ver mais vídeos sobre outras formas de fazer alongamento?

Comente, compartilhe, dê suas sugestões e se tiver dúvidas não se acanhe que eu respondo!

Aguarde novos vídeos aqui ou no canal do YOUTUBE e visite o Blog DANÇA E SAÚDE sempre que quiser!

Te inscreve AQUI no canal do Youtube – para ver mais vídeos

Clique no banner aqui embaixo e faça o Download Gratuitamente do Ebook Interativo – “A Dança Transforma – Um Pensamento contemporâneo em Dança”.