Sobre

A História do Dança e Saúde

Olá! Sou Andrea Spolaor, bailarina e coreógrafa. Uma pessoa em constante movimento!

Como a técnica em dança pode gerar presença cênica e ainda manter o corpo do bailarin@ saudável?

Quais são os benefícios obtidos com a prática de Flymoon?

Quais são as novas descobertas deste equipamento e método em constante evolução?

Para qual público é o Dança e Saúde?

Dança e Saúde foi criado para ajudar pessoas a se conectarem consigo mesmas e com o mundo através do movimento disponibilizando conteúdos sobre Dança e Flymoon.

Tenho como base quatro tipos de público:

  • Você que é estudante de dança e busca aprimoramento teórico e prático sobre dança e práticas a serviço da dança
  • Você que é profissional da dança (bailarino, professor, coreógrafo…) e tem interesse em outros pontos de vista sobre aquilo que você já faz e descobrir novas formas de fazê-lo
  • Você que quer fazer aulas de Flymoon em casa quando quiser e ter uma vida mais saudável
  • Instrutores de Flymoon! Dança e Saúde funcionará também como um banco de exercícios que poderá ser acessado a qualquer momento pelo canal do Youtube

“A dança é uma aventura!”

Desde cedo, busquei em minha prática como bailarina, professora de dança contemporânea e ballet clássico e como instrutora de Flymoon, coreógrafa e preparadora física para dança e teatro metodologias que estivessem conectadas às demandas do mundo contemporâneo.

Busquei em minha trajetória ensinamentos aprendidos nas companhias profissionais de dança por onde passei e nos meus trabalhos como bailarina independente e educadora em dança e Flymoon e na universidade (no Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS) e perceber no meu corpo estes benefícios.

Nunca passo nada para um aluno que não tenha antes passado pelo meu corpo.

E por isso sigo estudando, pois acredito que é na troca que se dá o fluxo de informação, que nada mais é do que fluxo de energia passado de um corpo para outro enquanto ambos os corpos estão conectados com o espaço.

Movimento é vida! E esta vida está em todo lugar! Esta vida somos nós!

Nesta trajetória como profissional da dança e do movimento, viajando pelo Brasil e alguns países da Europa e America Latina e aprendendo com profissionais incríveis adquiri experiência para chegar no que chamo hoje “informações base para minha prática profissional”.

Ela segue em constante movimento e transformação.

 

Minha formação é baseada na prática e ensino do ballet clássico, dança contemporânea, Método Flymoon, técnicas corporais chinesas e muitas outras atividades que me auxiliam a trocar com você hoje desta forma.

Na minha sede em aprender, trocar e educar através do movimento, vi que é humanamente impossível estar em todos os lugares presencialmente, e por isso a internet é tão importante.

Auxiliar no conhecimento do corpo em movimento contextualiza-lo historicamente, socialmente e politicamente é essencial para seu entendimento.

Além disso o conhecimento do próprio corpo e seu funcionamento enquanto move é condição para te-lo saudável, e isso pode ser sentido por qualquer pessoa sendo bailarino ou não.

Como cheguei até aqui?

Neste caminho conheci Ju Rossi, meu companheiro, parceiro e comparsa nesta empreitada profissional e de vida. Ju é um artista transdisciplinar com uma visão muito peculiar do mundo e que sempre se afinou com a minha. Ajudar pessoas!

 

Ele, com sua veia multitalentosa de dar o melhor que pode para o mundo, começou a me questionar sobre formas de passar minhas informações e pensamentos de dança e movimento para um número maior de pessoas.

Pensando sempre em usar a tecnologia a nosso favor e de uma forma saudável, inteligente e eficaz.

Foi então que tivemos nosso primeiro trabalho.

A estréia do meu último espetáculo MARCELA FENAY, onde ele trabalhou comigo desde a sua criação.

Com sua empresa de marketing digital cultural OS DIVULGADORES criou toda identidade visual, fez vídeos e fotos e divulgação do espetáculo, além de assinar a direção de arte dele, recebendo um prêmio como cenógrafo do espetáculo.

Após esse bem sucedido passo, ele começou a me instigar a ter um canal  no Youtube que falasse sobre dança. Numa de nossas conversas ele contextualizou a importância de ter esse canal, dizendo:

“Você liga a televisão e só vê notícias ruins e apontamento de problemas, ao passo que você acessa o Youtube e tem sempre alguém querendo te ajudar a solucionar seus problemas.

Já parou para pensar que quando você precisa formatar um pc tem alguém para te ajudar, se você quer fazer um bolo integral de chocolate tem alguém para te ajudar.

E porque com a dança deveria ser diferente?

Vai ajudar um número maior de pessoas, não somente aquelas que fazem aula presencialmente contigo.”

Me convenceu a montar o Dança e Saúde!

Topei a ideia e formamos nós dois uma equipe para pensar a melhor forma de realizar-la.

Ele com o conhecimento sobre o meio digital cultural e eu com os conceitos e conteúdos a serem disponibilizados.

A questão é: Como uma prática que é essencialmente presencial pode ser passada virtualmente?

Pois então, pensando muito sobre isso, desenvolvemos uma linguagem que atinja o maior número de pessoas com informações e indicações que atinjam os sentidos, ou seja, o seu corpo.

Através da observação e estudo deste veículo em diversas áreas que não só a arte, dança e movimento, entendemos uma via possível de estar com você e que ela seja efetiva e feliz!

Esta forma não é definitiva, seguimos em estudo, troca, expansão e transformação. Por isso sua colaboração é tão importante!

“A dança transforma!”

O DANÇA E SAÚDE quer ver o mundo se movimentando com saúde e dançando com presença!

Quer disponibilizar conhecimento de uma forma que você aproveite quando quiser e onde for melhor para você e que você leve este conhecimento adiante.

 

Agora eu Quero te fazer um Convite

Se você também quer balançar com a Flymoon, dançar e sentir os benefícios que essas práticas podem te proporcionar junte-se ao DANÇA E SAÚDE,

cadastre seu email aqui embaixo para receber conteúdos especiais além de poder baixar gratuitamente o eBook interativo ” A Dança Transforma” descubra através de textos e três exercícios práticos um ponto de vista sobre o pensamento contemporâneo em dança.

Eu realmente acredito quando Jean Yves Leloup fala que : “Transformar-se é transformar o mundo! Como não mover uma palha sem perturbar uma estrela. Transformar-se não é poesia, é física…eu penso que cada um de nós ao receber este apelo para transformar o mundo, começa por este pedaço de universo que lhe é confiado que é seu próprio corpo.”

E você, vem comigo nesta aventura?